quinta-feira, 1 de abril de 2010

UM CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS EM SIQUÉM



INTRODUÇÃO

Josué 24: 1 Depois, ajuntou Josué todas as tribos de Israel em Siquém e chamou os anciãos de Israel, e os seus cabeças, e os seus juízes, e os seus oficiais, e eles se apresentaram diante de Deus. – PARA O CULTO!

TEXTO - Josué 24:14-28
PRELETOR - Josué
TEMA - AÇÃO DE GRAÇAS E APELO

Depois de quarenta anos de peregrinação, às vezes sem água e às vezes sem pão, cansados, sofrendo ainda com a perda de seu líder maior, Moisés. Finalmente chegam ao final; Josué na liderança, com a autoridade que nunca impôs, mas que, com o tempo adquiriu. Enfim, conclama o povo para o culto em ação de graças.
Obedientes e felizes compareceram em massa, deixando para nós o exemplo de que nunca devemos nos desanimar, mas, levarmos a efeito com fidelidade o que Deus nos confiou a fazer.
É importante notar, que Josué não se esqueceu de fazer menção dos nomes de outros valorosos homens de Deus que foram antes dele, deixando um legado digno de ser lembrado. Valores que se foram; foram, mas seus nomes marcaram de forma indelével a história dos filhos de Deus, de forma que ainda hoje, nos últimos dias da igreja na terra, tiramos o exemplo de abnegação e inteira dedicação a Deus.

COVOCAÇÃO
Depois, ajuntou Josué todas as tribos de Israel em Siquém e chamou os anciãos de Israel, e os seus cabeças, e os seus juízes, e os seus oficiais, e eles se apresentaram diante de Deus.

PREÂMBULO
Versículos 1 ao 13...

MENSAGEM
(14) “Agora pois temei aos Senhor e servi-o com sinceridade...”

Agora que já vencemos o diabo – o mundanismo – os filmes e novelas pornográficas – esqueçamos do tradicionalismo morto – sirvamos ao Senhor com santidade.

APELO
(15) “Porém se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais...”

Se a vaidade – o desrespeito aos que ministram – a libertinagem – a secularização das coisas sagradas...

O EXEMPLO
(15) “ Eu e minha casa serviremos ao Senhor...”

A mensagem é mais importante que o mensageiro – o encanamento que leva a água precisa estar em adequada condições para não poluir o líquido precioso.

DECISÃO
(16) “Então respondeu o povo e disse: longe esteja de nós abandonarmos o Senhor.
É importante notar que o povo reconheceu seu estado de pecador; Josué como pregador e Deus como criador e provedor.

O TESTEMUNHO
(17) porque o SENHOR é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.

A pregação de Josué mexeu com o coração do povo – a resposta foi positiva ao apelo.

COMFIRMAÇÃO
( 21) “Não! Antes serviremos ao Senhor...”

A decisão não foi precipitada – nem emocional – a semente caiu em terra fértil – não à beira da estrada – em meio à pedras.

O COMPROMISSO
(25) “Assim fez Josué concerto com o povo”...7.
JESUS PRESENTE
(26-27) “Ele é a pedra angular que os edificadores rejeitaram...”
Jesus é o tema central em toda a Bíblia...

O ENCERRAMENTO
(28) “Então Josué despediu o povo...”

A BÊNÇÃO
(28) Cada uma para sua herdade”
tomaram posse da bênção...

REFERÊNCIAS SOBRE JESUS
Números 20:8
Toma a vara e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha perante os seus olhos, e dará a sua água; assim, lhes tirarás água da rocha e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Números 20:10
E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes: porventura, tiraremos água desta rocha para vós?
Números 20:11
Então, Moisés levantou a sua mão e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais.
Salmos 118:22
A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular;
1 Pedro 2:6 Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.

1 Coríntios 10:4 e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.


Jorge Albertacci

Pastor Jubilado da Assembléia de Deus em Volta Redonda

Nenhum comentário:

Postar um comentário