domingo, 7 de março de 2010

AS 7 PALAVRAS DA CRUZ - ESTÁ CONSUMADO



ESTÁ CONSUMADO

Texto João 19:17-30

1. Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem
Lucas 23:34 E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes – Sl 22:18 Repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica.

2. Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso - (Lc 23:43)


3. Mulher, eis aí o teu filho...eis aí a tua mãe - referindo-se a João, o discípulo amado e a Maria Sua mãe.
João 19:26-27 Ora, Jesus, vendo ali sua mãe e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.


4. Eli, Eli, lama sabactâni
Marcos 15:34 E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lemá sabactâni? Isso, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?


5. Tenho sede - (João 19:28) - lhe deram vinagre (Sl 69:21)
João 19:28 Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.
Salmos 69:21 Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.


6. Está consumado - (João 19:30).
João 19:30 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Hebreus 5:9 E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem.


7. Pai, nas Tuas mãos entrego o meu Espírito - (Lc 23:46)
Lucas 23:46 E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.


COMENTÁRIO


De um a sete destacado pelas cores verde e vermelho


ESTÁ CONSUMADO TEM PARA A IGREJA O MAIOR SIGNIFICADO


1. Está consumado o perdão do mais vil pecador, desde que o mesmo aceite a Jesus... Está consumado o que diz a Palavra no Salmo 22:18 Repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica.


2. Está consumada nossa entrada no Paraíso mediante a aceitação a Cristo sem qualquer sacrifício de nossa parte, a não ser a santidade... (Ver também Hb 10:14, 18; Rm 12:1-3).


3. Está consumada a recomendação do cuidado que devemos ter com nossos irmãos e mais ainda com os nossos familiares – Maria que provavelmente estava viúva, o próprio Jesus cuidava dela, e mesmo no momento da maior agonia ele manifestou este cuidado “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel” (1Tm 5:8).

4. Está consumado que pode haver momento em que nos parece sem saída neste mundo, daí, a necessidade de clamarmos a Deus por misericórdia na certeza de Sua proteção. Jesus fez não essa pergunta de surpresa ou em desespero. Ele estava citando a primeira linha do Salmo 22, uma profecia que expressa a profunda agonia da morte do Messias pelo pecado do mundo. Jesus sabia que estaria temporariamente separado de Deus no momento em que tomasse sobre si os pecados do mundo, porque Deus não pode olhar para o pecado (Hc 1:3). Esta separação era o “cálice” que Jesus receava beber, conforme sua oração no Getsêmani (Mc 14:36). A agonia física era horrível, mas a separação espiritual de Deus era a suprema tortura. Jesus sofre esta dupla morte para que nunca tivesse que experimentar a eterna separação de Deus.

5. Está consumado, provavelmente que nesse ponto duas passagens bíblicas estavam sendo cumprida, a saber, Salmo 69:21: “Na minha sede deram-me a beber vinagre”. Pelo que Jesus disse “Tenho sede”. Isso enfatiza a humilhação de nosso Senhor – a outra passagem se encontra em Salmo 42:2 “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo”. Isso confirma a submissão de Jesus ao Pai. O vinagre aqui mencionado não era a mesma coisa que o vinho com mirra oferecido anteriormente a Jesus (Mc 15:23). Nosso Senhor não tomou o vinho antes porque queria estar completamente consciente durante todo o processo. Jesus tomou o vinagre para em seguida afirmar: está consumado.

6. ESTÁ CONSUMADO, ESTA É A TÔNICA DO ASSUNTO EM EPÍGRAFE: Jesus consumou tudo no Calvário – nossa redenção – nossa libertação de todas as artimanhas de satanás e de tudo quanto provém do inferno – a partir de então, estaria escancarada a porta estreita para por ela entramos na presença de Deus - não há mais condenação – não há mais maldição – não há mais andaço – agora esta em evidência “tetelestai” do texto grego que significa: está tudo pago – está tudo terminado – está tudo cumprido. Vale ressaltar que nestes termos não se trata de libertos da obra de macumbaria, de feitiçaria, de bruxaria, de tranca-rua, de mal olhado, etc. até mesmo porque estes termos diabólicos nunca fizeram parte do vocábulo de Deus e nem de seus filhos – o misticismo supersticioso em nada afeta a nossa fé, porque nós pertencemos ao Reino dos céus e não o das trevas, pertencemos o Reino de Deus, e não o de satanás.

7. Está consumado indica que Jesus tem poder sobre a vida e a morte; quando a Bíblia afirma que Jesus “inclinando a cabeça, entregou o espírito” está patente uma linguagem clara descrevendo que Jesus por fim, entregou seu espírito ao Pai. Isto significa que a vida não fora tirada dele; ele a entregou por livre vontade, o que mostra a soberania de Jesus sobre tudo – ele estava no controle até mesmo da morte!



Pastor Jorge Albertacci - prjorgealbertacci@yahoo.com.br

Pastor Jubilado da Assembleia de Deus em Volta Redonda - Rio de Janeiro



Um comentário:

  1. ola pastor jorge albertacci a paz. peço desculpas mais gostaria de saber porque o varão menciona que Senhor Jesus não tomou vinho porque ficar completamente consciente. será que entendi bem ele ficaria bebedo caso toma-se vinho,

    ResponderExcluir