domingo, 28 de fevereiro de 2010

A IGREJA E SUAS ATRIBUIÇÕES




Mateus 16:13-19
INTRODUÇÃO

A Igreja não foi instituída somente para existir, não foi instituída para ser uma instituição a mais na terra, ou um seguimento a mais na sociedade, mas a Igreja foi instituída para desempenhar sua missão no mundo. Conforme exponho abaixo:

Louvor e Adoração
A Igreja tem como atribuição precípua, adorar a Deus em espírito e em verdade, respeitar o Seu Santo Nome, tributar-lhe louvores, difundir as Boas Novas do Seu Evangelho. O mundo não tem este compromisso e nem Deus tem compromisso com o mundo (este século) visto que o "deus deste século" cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo. (2 Co 4:4). Deus não tem compromisso com este povo que não lhe cultua. (Mt 15:8-9). Que não lhE dá a honra que é devida.

Como sal da Terra
Como sal, é dever da Igreja influenciar o mundo, preservando-o da deterioração total, mantendo o equilíbrio. Provocando sede de ouvir a Santa Palavra do Senhor.
O sal faz isto, influencia, equilibra o sabor, preserva para não apodrecer e provoca sede. Não sede de água e nem fome de pão, mas de ouvir a palavra do Senhor. (Am 8:11).
Como sal, é dever da Igreja se gastar, o sal se gasta; a Igreja também deve se gastar em prol da obra de Deus, gastar o tempo, na obra, gastar o dinheiro na obra, gastar a vida na obra.
As vezes os membros da Igreja são criticados por passar tanto tempo nos cultos, nas escolas dominicais, nas reuniões de oração, sentindo a presença de Deus. Qual é a melhor opção, gastar o tempo assim, na presença de Deus ou gasta-lo em lugares escusos de diversões obscenas, onde a violência impera? É claro que para os que primam pelo bom senso, o melhor lugar é na presença de Deus. (Sl 84:1-4; 27:4-5).
Como sal, a Igreja jamais deverá ser influenciada pelo mundo, ela deve influenciar o mundo, mas jamais ser influenciada por ele. O sal, é sempre sal, se coloca-lo no doce, ele permanece sendo sal, se coloca-lo no fel, ele continua salgando. O sal nunca vai virar açúcar.

Como Luz do Mundo
Como luz, é dever da Igreja resplandecer nas trevas, na escuridão da corrupção, nas trevas da obscenidade, nas trevas do pecado da desobediência a Deus. O homem sem Deus vive na escuridão, é como cego, desconhece as coisas atinentes ao céu, são voltados para as coisas materiais e perecíveis. Como luz, os servos do Senhor Jesus devem andar de cabeças erguidas, não tendo motivos para se esconderem, afim de que todos os que estiverem ao seu redor possam ver a luz que deles irradiam. Mateus 5:14-15 "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus".

Como filhos de Deus
Como filhos de Deus, os membros da Igreja são herdeiros dos bens celestiais; pertencem a família de Deus; tem o direito de chegarem à presença de Deus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos abriu, através do preço do sangue do Cordeiro, Jesus Cristo nosso Senhor. (Gl 4:7; Hb 10:19-20). Como herdeiros de tão grande riqueza, os filhos de Deus tem o dever de repartir estas riquezas com os famintos; os sedentos, os enfermos, os necessitados e promover movimentos solidários à sociedade necessitada de salvação, necessitada de Deus na vida.

"Coloquem-se alguns objetos a diferentes distâncias entre si, diante de um foco luminoso, e notar-se-á que aqueles que se acham mais próximo da luz são mais visíveis em suas minudências que aqueles colocados a maior distância; a luz põe em evidência a forma, o colorido, a beleza ou a fealdade daquilo que se lhe aproxima, e a penumbra, a escuridão, iguala as linhas de contorno, encobre o que é belo e o que é feio; o objeto toma um tom uniforme. Os crentes no Senhor Jesus assemelham-se a esta figura: Cristo é a luz; se temos as vestes sem mácula, quanto mais perto nos achamos do Mestre, mas resplandecem. Mas se maculamos, a luz divina põe em maior relevo as manchas das nossas vestes. Aqui notamos a gravíssima responsabilidade dos que se acham mais próximos de Cristo, porque a menor mancha será visível. Aqueles que precisam ser chamados, por nós, para o Reino de Cristo, também vêem as nódoas das nossas vestes e estas serão um tropeço para eles. Os irmãos mais fracos também se escandalizarão". (Novo Tesouro de Ilustração - Vida Nova).

Como Pedra Viva
Como Pedra Viva, Igreja é na verdade reprovada pelos homens naturais, mas para Deus ela é eleita e preciosa. (1 Pd 2:4-5). Eleita por Deus e preciosa para Deus, o pecador sem Cristo, por falta de conhecimento, não dá à Igreja seu devido valor. 1 Coríntios 2:14 "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". A Igreja é um edifício e Cristo é a Pedra Fundamental, é a base de toda estrutura deste edifício.
(1Co 3:9) "Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus".
(1Co 3:12) "E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha".
(Ef 2:21) "No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor".
A Igreja, não é edificada, simplesmente com a colocação de pedra sobre outras pedras, a edificação da Igreja ocorre pelo crescimento. Cada um é pedra viva que cresce, todas crescem juntas, à medida do dom de Cristo.

Como Nação Santa
Como nação santa, a Igreja é separada do mundo, afim de pertencer totalmente a Deus. (1Pe 2:9; At 28:20; Tt 2:14). Com o dever de como nação santa que é, pregar à todas as nações do mundo as virtudes de Deus e a graça salvadora que há na bendita pessoa de Cristo Jesus, nosso Senhor.

Como Peregrina e Forasteira
Como peregrina e forasteira, os membros da Igreja tem uma nova condição de possessão peculiar de Deus, que os separa do povo deste mundo e os faz peregrinos aqui. Vivem numa terra à qual, não pertencem. A cidadania dos membros da Igreja está no céu com Cristo. (Fl 3:20; Hb 11: 9-16). Uma vez, sendo estrangeiros nesta terra, é dever dos membros da Igreja do Senhor Jesus, abster-se dos prazeres malignos deste mundo, que procura destruir as almas dos salvos.

Como Geração Eleita
Como geração eleita, a Igreja teve sua eleição ainda antes da fundação do mundo, antes mesmo que as demais coisas existissem, a Igreja já estava no coração de Deus, a Igreja já existia na presciência de Deus. (Ef 1:4) "Como também nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para
que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade". Como eleita, a Igreja teve um voto a seu favor, alguém votou, alguém teve que pagar o preço, e esse preço, não foi ouro, não foi prata e nem qualquer outro valor material. Esse preço foi o precioso sangue de Jesus.
(1Pe 1:18-19) "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado". Como eleita por Deus, e dever da Igreja, manter-se em santidade, ser santa (separada do mundo para Ele). (1Pe 1:16) " Porquanto escrito está: sede santos, porque eu sou santo".


CONCLUSÃO

1- É atribuição da Igreja fazer menção do Seu nome, buscar os perdidos, batizar os conversos em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Socorrer os necessitados dentro de suas possibilidades, fazer discípulos por toda a parte e investir em missões. Curar os enfermos, libertar os oprimidos, no Nome do Senhor Jesus.

2- Promover a moral, a educação, a boa ordem, o equilíbrio, o respeito às autoridades, preservação da família.

3- Promover a paz, mesmo em ocasiões de guerra. E grandes conflitos sociais, políticos, a Igreja do Senhor é a Igreja em qualquer situação.
4- A de contribuir financeiramente para a Obra de Deus com dízimos e ofertas, para que haja mantimentos. E para que os crentes não sejam amaldiçoados. Mal. 3:7-12.


5- A de levantar os caídos, para isto ela recebeu; Doutores, apóstolos, evangelistas, profetas e pastores. Ef 4:11.
6- Davi, não oferecerei ao Senhor holocausto que não me custe nada. II Samuel 24:24 - I Cr 21:21-24.
7- É por fim atribuído à Igreja o direito de adentrar às Mansões Celestiais. João 17:14, 16 - Não são do mundo como eu do mundo não sou, assim disse Jesus.

Pastor Jorge Albertacci
Jubilado da Assembléia de Deus em Volta Redonda – Rio de Janeiro


E-mail:
prjorgealbertacci@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário